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Contratou uma agência ou gestor de tráfego e parece que ele está falando grego com você? Este post vai salvar sua vida e colocar você para discutir de igual com experts do mercado!

Você questiona sua agência de marketing ou seu gestor de tráfego sobre os resultados e ele começa a falar sobre CTR, CPC, Leads, Taxa de Conversão, Criativo, Segmentação, estimativas, Leilão e você fica pensando – “Esse cabra tá me enrolando”.

Não é bem isso, e nem vou tentar me justificar aqui, pois sendo um especialista e Head de Estratégia na Sorex também acabo caindo na armadilha de falar “marquetes”.

O fato é que, como especialistas, analistas, gestores estamos acostumados a falar sobre essas métricas com outros profissionais da área que para nós é natural fala sem se explicar, e é por isso que o seu gestor de tráfego ou sua agência acaba esquecendo que você não é obrigado a entender tudo no mesmo nível que ele.

Então senta na cadeira, pega papel e caneta e anota essas métricas para você poder discutir tranquilamente com seus responsáveis pelo marketing:

Sumário

O que é CTR
O que é CPC
O que são Leads
O que é Conversão
Taxa de Conversão
Criativo
Segmentação e Público-alvo (PV)
Estimativas

O que é CTR?

Click Through Results (CTR) é um percentual resultante do calculo impressões/cliques. Ou seja, quantos cliques eu consigo gerar a partir do número de vezes que o anúncio apareceu em tela. A partir dessa métrica, podemos dizer o quanto um criativo está sendo efetivo ou não com relação ao público-alvo.

Imagine que você tem um anúncio de ebook de emagrecimento, e que o seu público-alvo já está bem definido (falaremos sobre isso mais adiante). Você definiu que seu público são mulheres, entre 25-38 anos, da cidade de São Paulo – SP.

Você dispara três criativos diferentes para um mesmo público e percebe que os três tem resultados diferentes em CTR. Um deles inclusive está com menos impressões e um CTR muito maior que os outros. Sem analisar outras métricas, a decisão mais assertiva seria otimizar este criativo para que você tenha um volume maior de cliques no anúncio.

Lembre-se, isso é só um exemplo, para uma tomada de decisão mais efetiva você precisará de testes e analisar outras métricas.

O que é CPC?

Cost Per Click (CPC) – Não precisa de muita explicação, o custo por clique é basicamente o que você está pagando para obter um clique. Aqui vale um lembrete muito importante, um clique muito barato não é sinônimo de bom resultado.

Muitas vezes você pode ter um público que clica mas não compra, ou que é um público muito frio ainda para que possa gerar uma conversão. O CPC é uma métrica bem importante para campanhas com meta de tráfego, mas não é absoluta quando se trata de conversão ou engajamento. Tem um post sobre isso para você ler clicando AQUI.

O que são Leads?

Podemos resumir essa com apenas uma frase – “Lead é um potencial cliente”.

Temos um post completo explicando o que são leads e como capturar mais bem aqui, clique para ver o conteúdo completo.

Para você não precisar sair daqui e continuar com sua leitura. Imagine que você está em um supermercado e uma moça lhe oferece uma degustação de café. Enquanto você degusta o café a moça continua lhe contando a história e explicando sobre o sabor, a torra, o aroma do café para melhorar a sua experiência.

Você se tornou um potencial cliente na hora que aceitou o cafézinho, porque enquanto você está ali, está recebendo ofertas e aprendendo sobre o produto. Leads são essas pessoas que demonstram algum nível de interesse pelo que você oferece.

O que é Conversão?

Decidi explicar sobre conversão antes de falar sobre a métrica mais importante aqui que é a “taxa de conversão” porque muitas pessoas tendem a confundir conversão com venda, com faturamento e não é isso.

Uma conversão é tudo aquilo que, na sua jornada de compra, você acredita ser importante para você e para sua empresa. Para você poder entender melhor, vou precisar te explicar o que é Jornada de Compra.

O que é Jornada de Compra?

Não, o cliente não decide comprar “do nada”, assim como as chances dele acordar um belo dia, digitar o seu site e fechar uma compra é muito baixa. A isso, damos o nome de Jornada de compra.

Vamos desenhar aqui uma jornada de compra para uma loja de roupas.
Cliente: Mulher, 25 anos, casada, dona de casa

1- Ela costuma navegar no instagram e seguir outras mulheres que são sua inspiração de mulheres empoderadas;
2- Ela vê em um perfil, um luck que atraí sua atenção. É uma influenciadora em parceria com uma loja;
3- Ela acessa o post com o luck e vê a legenda;
* – Ela pode ter ficado interessada em comprar imediatamente então vai fazer um comentário ou enviar uma mensagem no direct;
4- Ela volta a rolar o feed agora dentro do perfil da loja;
5- No dia seguinte ela começa a receber anúncios da loja com outras peças ou peças em promoção;
7- Ela fica curiosa sobre a empresa e pesquisa no google ou acessa o site a partir do link na bio do Instagram;
8- Ao acessar o site ela recebe uma oferta em pop-up “Receba 15% de desconto na sua primeira compra, cadastre-se e receba o cupom;
9- Ela fecha o pop-up e continua a navegação normalmente;
10- Ela vê um produto que chama sua atenção e adiciona ao carrinho;
11- No dia seguinte ela recebe uma nova oferta da peça que ela acessou no site, dessa vez, com desconto maior ou com um brinde;
12- Mais uma vez ela acessa o site e dessa vez, se cadastra e adiciona o produto ao carrinho, mas não fecha a compra;
13- Ela recebe um e-mail incentivando a fechar a compra com mais algum benefício;
14- Ela recebe uma mensagem no whatsapp com uma atendente muito atenciosa e acaba fechando a compra.

Você percebeu aqui o que aconteceu? Podemos ver vários pontos de conversão, e é por isso que você precisa ter sua empresa em ordem e os pontos de interação com o cliente muito bem definidos.

Nessa jornada temos:
1- Conversão para Mensagem;
2- Conversão de cadastro;
3- Conversão de adição ao carrinho e inicio de checkout;
4- Conversão de venda;

Ainda poderia acontecer dessa conversão acontecer por ligação, ou poderia acontecer dessa cliente ir até a loja. Por essa razão, entender exatamente como acontece e quais são as metas importantes para você e para sua estratégia digital vão te ajudar a definir melhor quais conversões rastrear e quais considerar resultado mais relevante.

O que é Taxa de Conversão?

Pronto, agora você já entendeu que conversão pode ser medida em diversas etapas da sua jornada de compra. Então agora vamos explicar sobre o que é Taxa de Conversão.

Imagine que você tem 100 acessos no seu site e 10 fecham uma compra, isso significa uma taxa de conversão de 10%. Ou seja, taxa de conversão é o resultado (em conversão meta) gerado a partir do número de pessoas que receberam a oferta pelo número de pessoas que converteram a partir dela.

Em casos de negócios digitais, é muito comum medir a taxa de conversão a partir do número de pessoas que acessaram a página de vendas.

O que é Criativo?

Em alguns vídeos na internet, você verá pessoas e especialistas falando sobre “a importância do criativo”, “criativo ruim não converte”, “testes de criativo” e assim por diante.

O criativo nada mais é do que a peça de anúncio, ou seja, se você fez um post e quer usar este post do Instagram como anúncio, ele será o seu “criativo”. O criativo é importante pois é a forma como o seu anúncio será mostrado para as pessoas.

Um bom criativo normalmente segue quatro pilares:
1- Atenção: Contem uma mensagem chocante relacionada a dor/prazer do seu público alvo;
2- Conteúdo: Contem algo que entrega valor para o público alvo, uma dica valiosa ou uma solução poderosa;
3- Promessa: Uma promessa forte;
5- Uma CTA: Uma chamada para ação que influencie na decisão e incentive uma ação do usuário.

O que é Segmentação e Público-Alvo?

Gosto muito da frase “quem acha que atende todo mundo, não atende ninguém”.

Segmentação e público-alvo significa selecionar um público que tem maior potencial de comprar em curto, médio e longo prazo.

Dependo do modelo de negócio, ticket médio, produto ofertado e/ou campanha, essa segmentação pode mudar. Assim como, durante a otimização, a segmentação também pode mudar em alguns pontos.

Por exemplo, você pode iniciar uma campanha com a segmentação de:
– Mulheres
– 25 a 45 anos
– São Paulo
– Interesses: Iphone, crossfit, maquiagem
E durante uma otimização ficar com um público de:
– Mulheres
– 35 a 45 anos
– Solteiras
– São Paulo
– Interesses: Crossfit e Maquiagem.

Tudo vai depender dos resultados gerados e das analises que você faz com seu gestor de marketing.

O que são Estimativas?

Estimativas, no marketing digital, tem relação a “o que” as máquinas dizem sobre possíveis resultados de campanhas de marketing digital. Quando você está construindo uma campanha, seja qual for, a máquina gera estimativas de resultados, normalmente impressões, alcance, cliques, conversões, ligações, e mensagens de acordo com a meta estipulada no objetivo de campanha.

Porém essas métricas podem enganar, pois elas dão uma previsão considerando uma média de mercado do que outras empresas estão tendo de resultado investindo um determinado valor em um período x.

Ou seja, fatores como página de conversão, criativo, segmentação, qualidade da conta, qualidade do anúncio, estratégias orgânicas podem afetar diretamente no resultado.

Acredito que com essas informações em mãos, sua próxima reunião com seu gestor de marketing seja mais produtiva. Lembre-se, use essas informações para ajuda-lo a melhorar os resultados porque com este conhecimento, vocês dois poderão encontrar as melhores soluções. Gostou deste conteúdo? Você sabia que você pode se inscrever para receber mais conteúdos como esse logo abaixo?
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Felipe Machado

Autor Felipe Machado

CEO da Sorex Ninja Consultoria em Marketing Digital Atuante como criador de conteúdo, social media e gestão de tráfego desde 2011. Ajudo empresas a vender unindo estratégias de vendas, inside sales e growth hack. Nas minhas redes sociais e conteúdos digitais falo sobre comportamento do cliente, vendas e estratégias digitais.

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