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A inteligência artificial é um assunto cada vez mais recorrentes para quem trabalha com qualquer área. Não é atoa que o chatGPT já é uma ferramenta que fica aberta o dia todo na tela dos mais diversos profissionais.

Em Julho de 2023, o Google anunciou um novo recurso, já disponível para testes para quem utiliza o BETA, chamado Google SGE (Search Generative Experience), e se você trabalha com marketing de conteúdo, neste post você vai entender o que precisa mudar nas suas estratégias ainda hoje.

O que isso quer dizer? A próxima revolução do SEO (Search Engine Opmization)

O SGE vai funcionar como um suporte a sua pesquisa. Será diferente do chat do Bard ou do chatGPT porque estará funcionando diretamente nos resultados de pesquisa do Google.

Mas o que é Google SGE?

Ao fazer uma pesquisa, o Google buscará conteúdos para usar como referência, assim, poderá gerar respostas a partir da síntese destes conteúdos. Além disso, o Google deixará, na grande maioria das vezes, os links de referência que usou para gerar a sua resposta.

Assim como chatGPT e Bard, o Google SGE faz parte da família das IA Generativa porém, não se trata de um chat como os outros. Está aplicado diretamente a ferramenta de pesquisa do Google. Isso facilita não só encontrar conteúdos mais qualificados mas também respostas cada vez melhores a medida que você faz a sua pesquisa.

SEO x SGE

Se você já faz algum tipo de trabalho com SEO, você já está na frente. Se você não tem um site, não cria qualquer tipo de conteúdo, então você não existe para o Google.

O que é SEO?

Search Engine Optmization (SEO) ou Otimização de Mecanismo de Pesquisa. É um conjunto de técnicas e boas práticas de construção de conteúdo para sites e blogs que visam melhorar a posição da pesquisa a a partir de um termo ou palavra-chave.

Boas práticas de SEO

Estas são as práticas de SEO recomendadas pelos mais diversos especialistas e também pelo próprio Google:

  • Crie conteúdo autoral e original;
  • Use títulos que respondam a perguntas específicas do usuário;
  • Dívida corretamente os títulos e subtítulos (H1,H2,H3,H4);
  • Escreva um bom resumo do conteúdo que conte sobre o assunto abordado;
  • Boas práticas em código para tornar o site/blog leve, rápido e responsivo;
  • Utilize Tags para classificar melhor seus conteúdos;
  • Utilize as categorias da sua ferramenta de criação para criar uma experiência mais fluida;
  • Link conteúdos dentro do seu site. Utilize o “Leia também” ou “Outras pessoas estão lendo também”;
  • Link conteúdos de terceiros e de parceiros;
  • Crie conteúdos em parceria com outros sites e blogs e solicite menção deles para o seu site;
  • Repita termos de forma saudável e não tão agressiva para consolidar um termo;
  • Utilize blocos curtos de texto para facilitar leitura dinâmica;
  • Utilize imagens leves, mas em boa qualidade;
  • Utilize Google Search Console;

Boas práticas de SGE

O SGE ainda é novidade e não está disponível para todos, mas já temos uma prévia de como será seu funcionamento e quais são as boas práticas com base em referências no exterior, onde o SGE já está sendo utilizado com mais consistência.

1- Conteúdo extremamente nichado: Criar conteúdos nichados para facilitar que a ferramenta encontre a resposta ideal. Não é uma garantia que seu site aparecerá nas referências do SGE, mas ele será utilizado.

2- Respostas a perguntas mais específicas: Note como neste post estamos respondendo perguntas mais abrangentes como “O que é o SGE?”. Perguntas mais específicas e que fazem sentido para o sue público alvo podem seguir este modelo: “Como usar o sGE para criar conteúdo de blog para uma contabilidade?”, “Como o Google SGE vai ajudar na medicina?”, “O que muda para as empresas com a entrada do Google SGE nas estratégias de conteúdo?

3- Todas as recomendações e boas praticas de SEO continuarão sendo válidas e poderosas para as primeiras posições e para as referências do SGE.

O que muda no marketing digital com o Google SGE?

Aqui está a parte assustadora. O Google dará opiniões sobre o seu produto, sobre seu serviço e sobre sua empresa!

Em uma de suas últimas atualizações, a Google AdNews explicou um pouco sobre como essa novidade. Em poucas palavras, o Google SGE será capaz de criar sinteses de avaliações e reviews sobre produtos, serviços e empresas. Com isso, as pessoas passarão mais tempo navegando no Google antes de fazer uma compra, sem precisar acessar sites ou mudar de janela.

Para quem trabalha no marketing digital ou que faz qualquer tipo de venda online, isso significa que o uso de estratégias que capturam conteúdo gerado pelo usuário, influenciadores, avaliações e conteúdos sobre seus produtos e serviços serão mais responsáveis por conversões do que o próprio anúncio.

Na minha opinião, acredito que isso terá uma influência bem grande nos anúncios e que inclusive, poderemos “manipular” certo nível de respostas usando estratégias de SGE, SEO e Ads, onde poderemos inclusive fazer com que o Google SGE use nossas respostas e conteúdos como referência e mencione o link de nossas páginas de conversão. Mas e você? O que acha dessa nova experiência do Google?

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Felipe Machado

Autor Felipe Machado

CEO da Sorex Ninja Consultoria em Marketing Digital Atuante como criador de conteúdo, social media e gestão de tráfego desde 2011. Ajudo empresas a vender unindo estratégias de vendas, inside sales e growth hack. Nas minhas redes sociais e conteúdos digitais falo sobre comportamento do cliente, vendas e estratégias digitais.

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