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Temos um conteúdo completo explicando sobre o que são leads que pode te ajudar a entender melhor sobre como usar segmentação e público-alvo nos seus negócios. Clique aqui para acessar.

Este é um termo muito usado no meio do marketing em geral. Inclusive é uma hipotese gerada a partir da pergunta “Por que não estou vendendo nada online?

Mas neste post você vai entender exatamente o que é uma segmentação e como pensar no seu público-alvo ou PCI (Perfil do Cliente Ideal).

Segmentação

Segmentação é a estratégia que você irá utilizar para pensar no público-alvo. Nas ferramentas de marketing digital você tem basicamente dois tipos de segmentação.

Segmentação Demográfica

Este é o tipo mais simples de segmentação e é baseada em informações do público disponíveis nas ferramentas de marketing digital.

  • Gênero;
  • Idade;
  • Localização;
  • Renda;
  • Familiaridade;

Segmentação por Interesse

Também está disponível nas ferramentas e recursos do marketing digital. São segmentações baseadas em comportamento comum ou comportamento padrão do público.

  • Viajantes frequentes;
  • Interessados em saúde e bem-estar;
  • Interessados em Iphone;
  • Curtem página sobre futebol;

O conjunto destas segmentações gera o Público-Alvo. Estamos preparando um material completo com várias estratégias de segmentações. Seja o primeiro a receber se cadastrando em nossa newsletter.

Público-Alvo

Como já comentado anteriormente, o Público-alvo é o conjunto de fatores comportamentais e demográficos que definem um perfil “padrão” do cliente ideal. Nas plataformas de anúncios é muito comum que sejam utilizadas poucas segmentações afim de fazer o anúncio aprender mais rápido e então, a partir disso, criar públicos mais segmentados baseados em comportamentos e interações com a marca.

Há duas formas de você construir um Perfil do Público Ideal ou Perfil do Cliente Ideal. Primeiro você precisa conhecer muito bem a sua empresa e o seu produto. Depois, entender muito bem como seu produto resolve o problema das pessoas.

  • Qual é o problema que você resolve?
  • Como as pessoas resolvem este problema hoje?
  • Quem são essas pessoas?
  • Onde elas buscam a solução para este problema hoje?
  • Por que elas não resolvem(resolveram) este problema ainda?
  • Quanto estão dispostas a pagar pela solução?
  • Quando este problema precisa ser resolvido?

Isto te ajudará não somente a entender melhor seu PCI mas também a criar estratégias de marketing efetivas para capturar leads e para aumentar as conversões.

A segunda forma é por meio de analise de concorrentes. Buscar concorrentes diretos e indiretos e pesquisar sobre como estão solucionando o problema que você resolve atualmente e quem são as pessoas que estão buscando tais soluções serão de grande ajuda para criar boas ofertas.

Felipe Machado

Autor Felipe Machado

CEO da Sorex Ninja Consultoria em Marketing Digital Atuante como criador de conteúdo, social media e gestão de tráfego desde 2011. Ajudo empresas a vender unindo estratégias de vendas, inside sales e growth hack. Nas minhas redes sociais e conteúdos digitais falo sobre comportamento do cliente, vendas e estratégias digitais.

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