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Você ainda precisa ter um e-mail para fazer qualquer coisa. Desde uma conta no banco até a primeira vez que você liga um celular novo. Pode não parecer, mas o e-mail ainda é uma ótima forma de aumentar as vendas.

Uma pesquisa realizada pela ABCOMM mostrou que pelo menos 30% dos consumidores online tem o hábito de cadastrarem carrinhos de compra em lojas online e não fecham a compra esperando receber uma oferta melhor por e-mail.

E este é o aumento que você pode ter nas suas vendas se aplicar uma boa estratégia de retenção e recuperação de carrinho por e-mail marketing. Mas não vamos falar somente sobre e-commerce. Vamos também mostrar como você pode usar e-mail marketing para gerar fidelidade e aumentar as chances de fechar uma venda.

Hábitos de Navegação

Uma estatística da Hubspot mostra que 80% dos usuários leem seus e-mails em dispositivos móveis. Destes, 50% costumam ler todos os e-mails que recebem e o fazem preferencialmente aos sábados.

A McKinsey, especialista em consultoria empresarial reafirma que o e-mail pode trazer mais vendas do que twitter e facebook juntos.

Outras estatísticas mostram que o brasileiro tem o hábito de verificar a caixa de e-mail de três a quatro vezes por dia.

Mas como Funciona?

Para você conseguir criar a sua primeira lista de e-mails você precisará entender um pouco mais sobre estratégias de captura de Leads. Você pode ver um conteúdo completo sobre isso clicando aqui.

Existem diversas estratégias que você pode utilizar nas suas estratégias de e-mails. Mas as mais comuns são newsletter e recuperação de carrinho para e-commerce em geral e newsletter para negócios complexos e serviços.

A recuperação de carrinho funciona com ofertas baseadas em comportamento direto. Ou seja, quando o potencial cliente se cadastra no site, monta um carrinho mas não paga o boleto ou passa o cartão ele receberá um e-mail ao estilo “Essa é sua chance de finalizar sua compra com 50% de desconto”.

Essas estratégias tendem a ter um bom resultado nas vendas online. Como já mencionado anteriormente, estratégias de recuperação podem aumentar em 30% suas conversões de vendas online.

Já nas newsletter, a intenção é construir relacionamento e tentar novas abordagens de vendas. Contar histórias, trazer novidades, acontecimentos, curiosidades, fatos por e-mail podem trazer o consumidor para mais perto da marca.

Como aplicar na minha empresa?

Você precisará contar com um software especializado de e-commerce e/ou automação para capturar e gerenciar os e-mails cadastrados. Você pode contar com uma consultoria gratuita da Sorex para entender melhor o passo a passo para implantar uma estratégia de automação na sua empresa. Basta clicar aqui.

Implante na sua empresa uma rotina de acompanhamento de carrinhos para uma estratégia de recuperação. Defina uma lista de produtos que você possa dar descontos ou organize ofertas personalizadas para enviar para este público que já está pronto para consumir.

Já nas newsletters, organize um planejamento de conteúdos relevantes com uma frequência de pelo menos 1 vez por semana para conteúdos relevantes e 1 a 2 vezes no mês para ofertas diretas e personalizadas por público-alvo.

Garantindo que o e-mail seja entregue!

Apesar de ser uma ótima forma de te ajudar nas vendas, lembre-se de que estamos falando de e-mail de pessoas. Se você começar a disparar e-mails aleatoriamente pode cair na “lista negra” de e-mails e não vai mais ter nenhum resultado a partir dessa estratégia.

Então para garantir que seus e-mails gerem um bom retorno você precisará construir um bom relacionamento com o cliente. Aqui estão algumas dicas para isso:
1- Só envie e-mail marketing para pessoas que se cadastraram em uma de suas páginas;
2- Os primeiros e-mails não envie recursos visuais ou arquivos em pdf anexos;
3- Estabeleça uma frequência saudável com uma estratégia eficiente de e-mails;
4- Deixe claro que o cliente pode se desinscrever e inclua um canal de contato direto com você para isso;
5- Personalize o e-mail de acordo com cada situação/campanha;

Como recuperar quem não abre e-mail?

Seus e-mails podem ser incríveis, mas você vai notar que as pessoas podem não engajar ou não se interessar por eles. Aqui vai uma estratégia que eu particularmente gosto muito. Chamo essa estratégia de “A última carta de amor” ou “despedida dramática”.
Para estes clientes que não abrem e-mail ou não se interessam, envie um e-mail de despedida ou última tentativa de contato antes de tirar esses leads de sua base. Envie um e-mail com títulos como:
– Fiz algo errado?
– Essa foi a última vez…
– Sinto muito mas você perdeu XXXX
– Não sei onde eu errei mas me perdoe
– Este é o fim, adeus!

Se nada disso funcionar, não insista, leads desqualificados custam caro na sua base. Você pode entender mais os motivos entrando em nosso post sobre Leads. Clique aqui para ver o conteúdo inteiro.

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Felipe Machado

Autor Felipe Machado

CEO da Sorex Ninja Consultoria em Marketing Digital Atuante como criador de conteúdo, social media e gestão de tráfego desde 2011. Ajudo empresas a vender unindo estratégias de vendas, inside sales e growth hack. Nas minhas redes sociais e conteúdos digitais falo sobre comportamento do cliente, vendas e estratégias digitais.

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