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Leads são seus primeiros clientes. Assim como pessoas entram em lojas de sapatos para “dar uma olhadinha”, um lead é uma pessoa interessada que deixa seus dados a fim de receber algo de valor em troca.

Amigo empreendedor, empreendedora. Você pode não estar acostumado aos termos do marketing digital, então nós decidimos criar um jeito mais simples de você entender o que são Leads, além disso, até o final deste post você vai aprender as melhores práticas para adquirir leads e principalmente, não perder nenhum.

Sumário
Respondendo à pergunta: O que são Leads
Por que você deveria se preocupar com isso?
Quatro ideias incríveis para capturar leads

Primeiro a resposta da pergunta: O que são Leads?

Você já pode dizer – “não chame meu cliente de lead” porque um lead nada mais é que um potencial cliente em uma etapa mais inicial da compra. Você já deve ter visto em supermercados aquelas “degustações” de produtos. Quando você aceita provar você na mesma hora recebe uma oferta, um lead é a pessoa que recebeu uma primeira oferta, talvez de um ebook, e fez um cadastro para recebe-lo.

Neste momento você tem um contato para poder enviar outros materiais e tentar aproximar mais da etapa de “levantada de mão” para receber uma oferta.

Mas por que você deveria se preocupar em capturar leads?

A resposta a essa pergunta está no início da nossa pergunta:

-Um lead é um potencial cliente.

Isso já bastaria, mas vamos aprofundar um pouco mais.

Capturar leads ajudam a construir uma base inteligente de conversões. Isso porque, com os dados de e-mail e telefone, é possível criar uma lista de público personalizado e público semelhante nas plataformas de anúncios(Meta ads, Google Ads por exemplo).

Quando você faz isso, as ferramentas começam a trabalhar para te ajudar a encontrar públicos parecidos com os que tem interesse no que você oferece.

Além disso, o grande pulo do gato está em poder fazer remarketing por e-mail e anúncios personalizados para essa base de potenciais clientes. Assim você impacta um público qualificado e tem maiores chances de fechar uma venda com este público que já entrou com cadastro por interesse em um “pedacinho do que você oferece”.

Mas agora você já deve estar com uma outra dúvida em mente sobre isso. Então quero dedicar esta parte deste post para explicar e dar algumas ideias de Como capturar Leads.

Ideias para Capturar Leads

  • 1- O clássico, faça o download gratuito de um ebook, guia, material ou aula vem em primeiro lugar porque, apesar de parecer clichê e antiquado, ainda funciona. Em uma campanha de download de ebook geramos 45 leads em um final de semana, investindo R$20,00 por dia;
  • 2- Newsletter: Também é uma estratégia bem antiga mas pouco explorada. As pessoas se inscrevem para receber notícias sobre o seu negócio, desde que, seja relevante para elas, isso pode te ajudar a se aproximar e gerar conversões. As vezes as pessoas se inscrevem para receber um tipo de notícia específica, ou um tipo de conteúdo que seja do interesse delas, ou seja, você precisará se vender muito bem.
  • 3- Grupo: Essa depende apenas de um clique para funcionar. Grupos, listas de transmissão, comunidades personalizadas só dependem que o lead clique em “entrar”. Ao contrário dos outros meios, não depende de um cadastro e dá mais liberdade para o usuário entrar e sair quando quiser. Apesar de te dar menos poderes para anunciar, é uma base engajada de pessoas para que você possa continuar uma conversa e fazer ofertas sem parecer “chato”, além de ser uma ótima forma para entender o seu cliente e gerar conteúdo personalizado para ele.
  • 4- SAS: Este é bem incomum e inovador. Você pode criar, assim como a newsletter, um serviço que o cliente pode usar por um determinado período. Vamos dizer que você crie uma planilha com atualização de valores de pneus para caminhonetes e você ofereça uma atualização semanal para quem se cadastra gratuitamente. Esses potenciais clientes poderão experimentar o que você oferece para depois você oferecer uma planilha que atualiza diariamente e em tempo real para que seu cliente (borracharias e revendas), tenham mais lucro em suas vendas.

Se você tem uma base de leads frios e/ou qualificados, então você tem ouro. Quer aumentar sua base de leads? Entre em contato conosco e ganhe uma consultoria gratuita para aumentar sua captura de leads de forma inteligente ou para criar um processo de captura de leads para a sua empresa.

Felipe Machado

Autor Felipe Machado

CEO da Sorex Ninja Consultoria em Marketing Digital Atuante como criador de conteúdo, social media e gestão de tráfego desde 2011. Ajudo empresas a vender unindo estratégias de vendas, inside sales e growth hack. Nas minhas redes sociais e conteúdos digitais falo sobre comportamento do cliente, vendas e estratégias digitais.

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