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Precisamos falar sobre Branding. Precisamos falar sobre gestão de marca e comunicação. Enquanto o mundo inteiro fala sobre Metaverso, NFT e cryptomoedas nós vamos falar sobre o que permite que esses assuntos ganhem força e tomem seus caminho de forma consistente e sólida.

Você já parou para pensar porque grandes marcas eternizam em nossas memórias e outras simplesmente existem, vendem por um tempo e desaparecem?

Neste conteúdo vamos falar tudo o que você precisa saber sobre a nova onda gerada pela aceleração das transformações digitais, e como o Digital Branding vai ajudar a sua empresa a das os próximos passos para mais vendas e mais clientes todos os dias.

Agora que você já entendeu um pouco sobre o que vamos falar, preciso primeiro explicar o que é branding, depois você entenderá o que é digital branding.

Mas afinal, o que é Branding?

Uma resposta bem rápida e direta ao ponto. Branding tem relação a toda estratégia de comunicação, de forma a gerar reconhecimento da marca e atração de novos clientes por meio de estratégias de posicionamento de marca.

A partir do Branding define-se Identidade visual, tom de voz, personalidade da marca e canais de comunicação.

Em teoria, o branding já responderia a pergunta sobre o que é “Digital Branding”. Mas a variação entre os dois significados fará mais sentido para você a seguir.

Então o que é Digital Branding?

Aqui vai um alerta! Não confunda digital branding com Marketing Digital. Lembre-se de que o marketing digital é um conjunto de ferramentas e combinações estratégicas para se atingir um objetivo especifico no digital. Um destes objetivos pode ser construir uma marca, ou seja, o branding.

Vamos supor que você está abrindo uma loja online do absoluto zero. Você desenvolve uma marca, define cores, tipografias, ícones e forma de comunicação. Seu digital branding terá a missão de posicionar sua marca no ambiente digital.

Enquanto o branding envolve on-offline, o digital branding está concentrado em estratégias digitais para o posicionamento da marca.

Como dito no início, o digital branding será cada vez mais poderoso nos proximos anos por conta do constante cresmento de ambientes virtuais (metaverso), publicidades em jogos online e uso de NFT’s. Inclusive, o profissional de digital branding não será responsável somente por anúncios online ou posts nas redes sociais, mas suas estratégias deverão incluir o uso de estratégias de SEO otimizadas, NFT’s, presença no metaverso, influenciadores digitais, e-sports, etc…

Por que o digital branding é essencial para sua marca?

“Ah, mas então eu não preciso me preocupar com isso agora…”

Você deveria estar preocupado com isso anos atrás…hoje você pode estar atrasado. Calma, você não é o único, na verdade, segundo pesquisas estima-se que 40% das 22 milhões micro e pequenas empresas abertas no Brasil ainda não possuem um site de vendas, parte essencial para o Digital Branding.

Hoje em dia, um site é essencial, quem não está online realmente não existe e empresas que não investem em presença online, usando o mínimo possível das redes sociais não está fadada ao fracasso, ela é apenas um CNPJ.

Pode parecer bem agressivo na verdade, e é, mas o que você precisa entender é que o digital Branding está aí para ficar. Construir o seu digital branding significa entrar em uma árdua concorrência, e que, se bem trabalhada, pode lhe render receita e reconhecimento ao longo dos próximos anos, e poder ter uma inteligência de marketing e vendas mais poderosa do que nunca.

Como construir o Digital Branding da minha empresa?

Sim, é possível você construir seu Digital Branding sozinho! E talvez sua prioridade na arrancada da sua empresa seja vender. Pode ser uma ótima ideia começar a vender usando seu nome, ou um perfil de nicho que fale sobre o seu produto ou serviço.

Agora se você já tem uma verba separada para construir uma marca, é importante que você saiba quanto custa desenvolver um manual da marca completo e qual será o investimento com registro de sua marca.

Não recomendo que você tente fazer tudo sozinho, mas na construção da sua marca você precisará responder algumas perguntas chave, que mostrem um pouco da mensagem que você quer transmitir, quais são seus valores, como quer ser reconhecido e por quem.

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A partir dessas respostas, o especialista em desenvolvimento de marca fará suas pesquisas e seu “dever de casa” para construir sua marca. Assim como será responsável pelo desenvolvimento de uma parte importante da sua estratégia de comunicação – A Escolha das palavras-chave.

Para te ajudar na construção da sua marca, use estas perguntas como um guia. Depois de tudo isso respondido, então você pode partir para a escolha de um nome e criação de uma logo marca.

  1. Por que você está criando uma empresa? O que te motivou?
  2. Quais são as marcas/pessoas que te inspiram?
  3. Quais são as cores que representam a sua personalidade?
  4. Sua marca deve ser mais “rebelde” ou “conservadora?
  5. Qual a transformação que a sua marca oferece?
  6. Quem é o seu público alvo?
  7. Quais são os problemas que seu público-alvo enfrenta hoje?
  8. Se sua empresa já existisse no mundo digital, como seus clientes buscariam por ela no Google?
  9. Quais sentimentos você que instigar nos seus clientes?
  10. Quais são os símbolos que poderiam representar a sua missão (a missão da sua marca)?
  11. Você já possui uma frase ou jargão que represente o que você faz/fala?

Pode parecer bem simples, mas estas respostas em mão habilidosas e mentes criativas podem traduzir a sua marca em uma imagem realmente poderosa que gruda na mente do seu potencial cliente.

Ferramentas do Digital Branding

Algumas ferramentas intuitivas e métodos de desenvolvimento criativo podem ajudar na construção da sua marca. Antes de tudo, é muito importante lembrar que a contribuição de amigos e até mesmo de atuais clientes que simpatizem com seus objetivos serão de grande ajuda para a construção da sua marca.

Não só isso, contar com a ajuda de outras pessoas no processo incentivará o compartilhamento das suas criações e novidades, é muito mais fácil desenvolver ideias criativas quando não se é um lobo solitário, claro que em algum momento será necessário, mas na etapa de brainstorming, quanto mais ideias, melhor, e este é o primeiro método de desenvolvimento criativo que você poderá usar para criar uma nova marca.

Citado no livro “Sprint”, o método dos 6 chapéus pode conduzir um brainstorming organizado e sólido para você otimizar o seu tempo e aproveitar as melhores ideias no desenvolvimento.

O Business Model Canvas também é uma ferramenta que poderá ajudar a estruturar melhor a sua ideia, além de permitir um pensamento criativo voltado ao mercado, afinal, não adianta desenvolver uma marca “só para bonito”, ela precisa ser vendável.

Quando você precisar lapidar melhor as ideias e pensar em ideias um pouco mais maduras para detalhes da sua marca, pode ser uma boa ideia manter na sua sala ou em um quadro no trello uma “parede de síntese”. Nela você constrói uma matriz de 3×3 e busca sintetizar ideias por meio de palavras-chave, adjetivos e sínteses terminando com uma ideia única, levando em consideração a ideia, o mercado e o cliente.

Como já mencionado anteriormente, o Trello é uma ferramenta ótima para disposição de todas as suas ideias em uma tela só. Além disso, o Xmind também pode te ajudar a construir um mapa mental que organiza as ideias da sua marca.

Por fim, não podemos esquecer das ferramentas de desenvolvimento visual como photoshop, canva, entre outros.

Contar com um processo estruturado para o desenvolvimento de uma marca é o ideal para que você não perca tempo ou dinheiro, e para não ter prejuízos com marcas já registradas no INPI ou domínios no registro BR.

Pode ser mais rápido e barato contar com um profissional de marca para te ajudar no processo.

Felipe Machado

Autor Felipe Machado

CEO da Sorex Ninja Consultoria em Marketing Digital Atuante como criador de conteúdo, social media e gestão de tráfego desde 2011. Ajudo empresas a vender unindo estratégias de vendas, inside sales e growth hack. Nas minhas redes sociais e conteúdos digitais falo sobre comportamento do cliente, vendas e estratégias digitais.

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