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Essa é uma boa pergunta Jovem Musaranho. A resposta está nas suas métricas e se você não tiver ou não souber o que são você tem um problema maior do que imagina – Você está trabalhando no escuro.

Para saber porque você não está vendendo você precisará fazer testes de trás para frente. Neste post você vai entender quais testes fazer e quando fazê-los.

Teste de Compra

O teste de compra é o mais básico que existe. Usando um outro aparelho (computador ou celular), acesse o seu site usando navegação anônima e faça uma compra. Você não precisa usar seus dados reais, pode usar um “gerador de pessoa” para fazer uma compra teste. Para você ter boas hipóteses da jornada de compra você precisará estar atento à:

Velocidade de carregamento

Se o site demorar mais do que 3 segundos para carregar, muito provavelmente suas vendas estão descendo ralo abaixo. Você pode usar o Lighthouse do Google para fazer um teste de performance do site e encontrar possíveis erros que possam estar prejudicando o carregamento do site.

Botão de adição ao carrinho está funcionando?

Tente clicar no botão de adição e veja se ao clicar o carrinho está sendo aberto ou se a navegação de compra continua sem mudar a tela. Pode valer a pena testar outro tipo de transição para incentivar o fechamento da compra daquela peça.

Tela de cadastro Complicada

Lembre-se, o cliente é preguiçoso por natureza e isso é um comportamento do ser humano, não tente ir contra isso pois você vai perder vendas com toda certeza. Simplifique ao máximo o cadastro do cliente com telas simples e intuitivas. Veja se todos os botões de avanço e todos os campos estão funcionando corretamente ou se algum deles possui uma regra que possa prejudicar a jornada.

Frete está caro?

Ao se cadastrar como cliente, faça questão de colocar um CEP e endereço bem longes para ver como está o frete. Se o frete atingir mais do que 10% do valor do produto a venda está perdida, a menos que você seja o único no país oferecendo este produto, aí pode ser que o cliente faça questão, e mesmo assim, o cliente pode buscar uma opção substituta ao que você oferece.

Checkout funcionando?

Para testar a compra no cartão você talvez precise de uma compra simulada real, mas no boleto e pix você provavelmente conseguirá chegar até o final da jornada sem problemas.

Teste de Canais

Já nos testes de canais de compra, você vai precisar dar atenção na forma de conversão ou fechamento. Se você notar que está com problemas no site ou a venda no site está difícil de acontecer, volte uns passos atrás e comece a vender por mensagem ou por marketplaces.

Faça testes de vendas por direct, por messenger, por whatsapp, por mercado livre, shopee, magazine luiza e assim por diante. Isso pode te ajudar a entender melhor as modificações que precisará fazer no site além de fazer com que você já comece a angariar clientes novos todos os dias.

Teste a oferta

Este teste é ignorado por muitas pessoas. Se perceber que está tudo em ordem, pode fazer muito sentido buscar ofertas similares a sua para saber se a sua oferta não está “fora de questão”.

Verifique o que seus concorrentes estão oferecendo, preço, benefícios, frete. Lembre-se, na internet está tudo muito “na mão do cliente”, e se engana se você acha que ele não vai olhar no seu site e depois vai buscar outras soluções em concorrentes.

Além disso, pode fazer sentido fazer testes de oferta para públicos-alvo diferentes e com criativos diferentes. Em nosso conteúdos sobre Métricas do Marketing Digital colocamos algumas dicas sobre este assunto.

Agora que você já sabe as possibilidades das vendas não estarem acontecendo comece a fazer seus testes. Ainda não sabe por onde começar? Se cadastre abaixo para receber uma consultoria gratuita!

Felipe Machado

Autor Felipe Machado

CEO da Sorex Ninja Consultoria em Marketing Digital Atuante como criador de conteúdo, social media e gestão de tráfego desde 2011. Ajudo empresas a vender unindo estratégias de vendas, inside sales e growth hack. Nas minhas redes sociais e conteúdos digitais falo sobre comportamento do cliente, vendas e estratégias digitais.

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