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Você abre o gerenciador de anúncios do facebook e dá de cara com uma pergunta – Qual é o seu objetivo?

Você vê as opções “reconhecimento e alcance”, “engajamento”, “conversão”, “cadastro”, “tráfego” e se pergunta mentalmente – QUE RAIOS É ISSO?

Essa reação é normal para quem está começando no marketing digital e está tentando se aventurar sozinho nas ferramentas de marketing digital. Quando eu comecei no marketing digital eu fiz exatamente este caminho. Na época eu não encontrei nenhum conteúdo falando sobre isso a não ser a central de ajudas do Facebook, que, na época, era horrível, mas hoje você até consegue se virar com as informações que tem lá.

Neste post que te explicar o que são e como funcionam os objetivos de campanha do Facebook ads, ou melhor, da Meta Ads.

O que são Objetivos e Metas?

Calma, não é coisa de outro mundo e acredite, entender isso vai te ajudar muito para pensar no que fazer em cada etapa da sua estratégia de anúncios da Meta. Objetivos são uma função da ferramenta que vai determinar a otimização do seu orçamento para cada meta de anúncios.

Por exemplo, se você busca colocar um grande volume de pessoas dentro do seu site, você usará o objetivo de tráfego, logo, a ferramenta de anúncios fará com que pessoas com maiores chances de clicarem e navegarem no seu site receberão seus anúncios.

Mas atenção. Quando você determina um objetivo, isso significa que a ferramenta decidirá como seu orçamento será gasto e para quem ela entregará seu anúncio. Em uma campanha de tráfego, por exemplo, você tenderá a ter um CPC (Custo por Clique) mais baixo, mas poderá ter um CPM (Custo por Mil impressões) mais alto.

Isso significa que, você pode usar essa mesma lógica para objetivos de campanha diferentes com metas similares. Por exemplo, você pode ao invés de usar uma campanha de conversão, que será mais cara para gerar resultado, uma campanha de engajamento, que poderá trazer um resultado similar a um custo menor por clique e envolvimento com a Marca.

Objetivo – Reconhecimento

O objetivo de reconhecimento tem como meta aumentar o Brand Lift ou “lembrança da marca”. Significa que ele fará uma entrega massiva para as pessoas buscando três metas metas:

Menor custo por Mil Impressões (CPM)
Maior Alcance (reach)
Maior Frequência (Frequency)

Objetivo – Tráfego

Objetivo de tráfego trabalha com meta de cliques e envolvimento com o anúncio. É uma ótima opção para quem quer popular um site ou uma página. As Metas para esse objetivo de campanha são:

Menor custo por clique (CPC)
Maior Frequência (Frequency)
Maior CTR (Click Through Results)

Objetivo – Engajamento

A melhor opção para quem busca crescer o perfil do instagram, ganhar seguidores ou vender por mensagens. Usamos este objetivo de campanha para ações de venda por direct ou mensagem pois tendem a dar melhores resultados. O Objetivo de engajamento incorporou outras duas metas antes conhecidas como “mensagens” e “cadastros”. As metas são:

Maior Taxa de Engajamento (Engajement Rate)
Maximizar inicio de conversas (Convertion Message Started)
Maior CTR (Click Through Results)
Maior impressões (Impressions)

Objetivo – Cadastros

A Meta, assim como o Google, possuem ferramentas nativas de captura de Leads. Apesar de não serem o ideal, também possuem suas vantagens. Essa função vale a pena ser considerada para alguns nichos principalmente quando envolve público-alvo que não possui uma internet muito boa. A ferramenta nativa de cadastros é mais rápida e não necessita de página externa para gerar o cadastro, assim como pode ser integrada com CRM para facilitar a sua vida. As Metas são:

Maior Impressões (Impressions)
Maximizar cadastros

Objetivo – Vendas

Antiga meta de conversões. O Objetivo de vendas é o principal para a maioria dos negócios, porém, tende a ser um dos mais caros, por isso, explorar outros objetivos de campanha podem facilitar sua vida quando o assunto é orçamento de campanha. Aqui as Metas são:

Maximizar conversões (Conversions)
Maximizar CTR (Click Through Results)

Por consequência CPM e impressões tendem a ser mais caras.

O último objetivo, promoção de apps, tem a ver com aplicativos da play e apple store. Este é um conteúdo que por si só, mereceria uma atenção maior e por enquanto não é relevante para você. Mas caso você queira saber mais sobre aplicativos você pode iniciar uma consultoria gratuita fazendo um cadastro logo abaixo.

Agora que você entendeu um pouco melhor sobre o que são objetivos de campanha, minha sugestão é que você se aprofunde lendo a central de ajuda do facebook e/ou fazendo testes. Melhor ainda se fizer os dois. Mas caso você tenha ficado confuso sobre por onde começar, aqui na Sorex nós fazemos por você! Assim como, podemos mostrar um passo a passo estratégico com nossa consultoria especializada! Mais uma vez, você só precisa se cadastrar e aguardar que em breve alguém entrará em contato.

Felipe Machado

Autor Felipe Machado

CEO da Sorex Ninja Consultoria em Marketing Digital Atuante como criador de conteúdo, social media e gestão de tráfego desde 2011. Ajudo empresas a vender unindo estratégias de vendas, inside sales e growth hack. Nas minhas redes sociais e conteúdos digitais falo sobre comportamento do cliente, vendas e estratégias digitais.

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