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Plena era da inteligência artificial, das redes sociais, ninguém lê blog!

Caro musaranho! Estou escrevendo este conteúdo da forma mais informal possível, tentando ao máximo possível não só explicar, mas também aplicar tudo que eu já disse sobre SEO e SGE até agora.

Posso te garantir que, quem começou a usar blog no passado, está em grandes vantagens agora. Além disso, pensando no longo prazo, o blog é muito melhor do que as redes sociais, e é sobre isso que vamos falar neste post!

Blog x Redes Sociais

O auge dos blogs na internet foi em 99 – 2000. Eles entraram no mundo digital como uma espécie de diário compartilhado, e com o avanço das ferramentas de pesquisa, acabou ganhando novas formas e funções.

Então o Google passou por várias atualizações sobre regras e políticas e definiu regras e boas práticas de SEO (Search Engine Optimization). São técnicas on code e off code que permitem o mecanismo de pesquisa do Google recomendarem o seu conteúdo para mais usuários.

As boas práticas de SEO podem fazer um conteúdo ser indexado por 5, 10 anos. Já nas redes sociais, como o instagram por exemplo, seu conteúdo para de ser distribuído duas horas depois da publicação.

A ilusão – “Ninguém lê blog”

Segundo pesquisas realizadas em 2021, cerca de 409 milhões de usuários ainda leêm artigos em blog. Talvez não o seu cliente em potencial, mas dois fatores tornam os blogs ferramentas importantíssimas para o seu negócio em 2024.

E o que torna o blog tão importante para seus resultados é que, pessoas podem até não ler o seu conteúdo, mas a Inteligência artificial lê. Em 2020 eu ministrava palestras e afirmava que, por mais que ninguém leia seus textos ou legendas, o algoritmo lê.

O que isso significa? – A chegada da nova era da experiência de pesquisa.

Um post da Ads News, principal canal de notícias e atualizações sobre Anúncios online, SEO e agora SGE explicou sobre como funciona a nova experiência de pesquisa do Google e também da Copilot(Ferramenta de IA Generativa da Microsoft aplicada ao buscador Edge).

O Google SGE (Search Generative Experiência) coleta informações de blogs e sites com autoridade e relevância nas respostas para criar um conteúdo sintetizado. Isso seria péssimo na realidade, o Google estaria roubando todo o tráfego para seu buscador, fazendo com que as pessoas não precisassem mais acessar os sites, pois o Google já traria a resposta pronta gerada por inteligência artificial.

Mas juntamente com a síntese da resposta gerada, o Google SGE mostra os sites que usou para criar as respostas, ou melhor, os principais. Isso não é uma garantia de que ele mostrará a sua página, mas se ela estiver lá, significa que o seu conteúdo é relevante o suficiente para aparecer não só nas primeiras posições, mas também nas referências de uma inteligência artificial.

Ok, mas como o SGE vai ajudar o e-commerce?

Ainda no Ads News, uma atualização pode preocupar as lojas que não estão dando a mínima para a experiência de pesquisa, ou que deixam o digital para segundo plano.

O Google SGE já está fazendo testes de reviews gerados pela IA. Ou seja, não mais somente o cliente vai avaliar o seu produto ou serviço, mas também o próprio Google fará uma análise e avaliação do seu produto.

Utilizar descrições rasas, imagens ruins, não colocar atualizações e não pedir feedback do seu cliente com toda certeza vai ajudar você a quebrar o seu negócio, e bem rápido.

Os próximos passos do Marketing Digital com Google SGE?

Se você se convenceu de que o SGE é bom para você, neste exato momento você pode pensar “Ok, é só eu usar a inteligência artificial para gerar o que eu preciso”.

Bom, não será bem assim. O Google já é capaz de identificar conteúdo gerado por IA, e dá preferência para conteúdos originais, assim como todas as redes sociais.

Isso não quer dizer que você não deva usar a inteligência artificial para te ajudar a acelerar, ela só não pode ser o seu único recurso.

Devido a grande popularização da inteligência artificial e das ações em massa, cada vez mais pessoas tem dado preferência a personalização, e a inteligência artificial tem dado grande atenção para isso.

Criar conteúdos pensados para “micro segmentação” ou “dúvidas específicas” ajudam você a posicionar seu site melhor no Google SGE e aparecer no aprendizado da máquina. Vou te dar um exemplo.

Digamos que você queira um pneu para sua caminhonete. Sua primeira pesquisa pode ser “Pneu para caminhonete preço”. A resposta será uma lista de produtos com descrições dos produtos. Mas você pode ter ficado em dúvida e fez uma segunda pesquisa – “Melhores pneus para caminhonete”. Neste exato momento, você aprofundou o aprendizado de pesquisa e o SGE já vai adaptar sua linha lógica. Suas respostas já serão condicionadas a: Sites que vendem pneus para caminhonetes. A terceira pesquisa pode ser mais específica ainda – “Pneus para andar no barro”.

Os resultados do Google SGE trarão respostas para a pergunta baseado no aprendizado e em coletas de blogs – “Pneus de caminhonete para barro com os melhores preços”.

Se você ainda não entendeu – Por que blogs são importantes para você em 2024?

O Google continuará sendo uma potência no quesito “pesquisa”. Basta analisar quantas redes sociais já caíram e até sumiram enquanto o Google permanece inovando e crescendo.

Investir em blogs com conteúdos originais na era da inteligência artificial é trabalhar para conseguir colocar o seu site nas primeiras posições a um custo mais baixo. Está cada vez mais difícil conseguir leads baratos, conversões baratas, porque as pessoas estão cada vez mais resistentes a anúncios.

O Blog oferece notoriedade e autoridade, ajudando o usuário a tomar uma decisão de compra.

Você já tem um blog? Comenta aqui e já aproveita para compartilhar o link do seu último post!

Felipe Machado

Autor Felipe Machado

CEO da Sorex Ninja Consultoria em Marketing Digital Atuante como criador de conteúdo, social media e gestão de tráfego desde 2011. Ajudo empresas a vender unindo estratégias de vendas, inside sales e growth hack. Nas minhas redes sociais e conteúdos digitais falo sobre comportamento do cliente, vendas e estratégias digitais.

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