Temos um conteúdo completo explicando sobre o que são leads que pode te ajudar a entender melhor sobre como usar segmentação e público-alvo nos seus negócios. Clique aqui para acessar.
Este é um termo muito usado no meio do marketing em geral. Inclusive é uma hipotese gerada a partir da pergunta “Por que não estou vendendo nada online?“
Mas neste post você vai entender exatamente o que é uma segmentação e como pensar no seu público-alvo ou PCI (Perfil do Cliente Ideal).
Segmentação
Segmentação é a estratégia que você irá utilizar para pensar no público-alvo. Nas ferramentas de marketing digital você tem basicamente dois tipos de segmentação.
Segmentação Demográfica
Este é o tipo mais simples de segmentação e é baseada em informações do público disponíveis nas ferramentas de marketing digital.
- Gênero;
- Idade;
- Localização;
- Renda;
- Familiaridade;
Segmentação por Interesse
Também está disponível nas ferramentas e recursos do marketing digital. São segmentações baseadas em comportamento comum ou comportamento padrão do público.
- Viajantes frequentes;
- Interessados em saúde e bem-estar;
- Interessados em Iphone;
- Curtem página sobre futebol;
O conjunto destas segmentações gera o Público-Alvo. Estamos preparando um material completo com várias estratégias de segmentações. Seja o primeiro a receber se cadastrando em nossa newsletter.
Público-Alvo
Como já comentado anteriormente, o Público-alvo é o conjunto de fatores comportamentais e demográficos que definem um perfil “padrão” do cliente ideal. Nas plataformas de anúncios é muito comum que sejam utilizadas poucas segmentações afim de fazer o anúncio aprender mais rápido e então, a partir disso, criar públicos mais segmentados baseados em comportamentos e interações com a marca.
Há duas formas de você construir um Perfil do Público Ideal ou Perfil do Cliente Ideal. Primeiro você precisa conhecer muito bem a sua empresa e o seu produto. Depois, entender muito bem como seu produto resolve o problema das pessoas.
- Qual é o problema que você resolve?
- Como as pessoas resolvem este problema hoje?
- Quem são essas pessoas?
- Onde elas buscam a solução para este problema hoje?
- Por que elas não resolvem(resolveram) este problema ainda?
- Quanto estão dispostas a pagar pela solução?
- Quando este problema precisa ser resolvido?
Isto te ajudará não somente a entender melhor seu PCI mas também a criar estratégias de marketing efetivas para capturar leads e para aumentar as conversões.
A segunda forma é por meio de analise de concorrentes. Buscar concorrentes diretos e indiretos e pesquisar sobre como estão solucionando o problema que você resolve atualmente e quem são as pessoas que estão buscando tais soluções serão de grande ajuda para criar boas ofertas.