Skip to main content

Introdução:

“Você não lê mais blogs como as pessoas liam antigamente, ou será que… Você lê?”

Se você fizesse essa pergunta para todos os seus amigos, o que eles responderiam?

Sumário:


Mudança de Comportamento do Usuário

Algumas pesquisas sobre comportamento do usuário apontaram para um aumento no volume de pesquisas por conteúdo no Google. Enquanto isso, 54% dos usuários utilizam as redes sociais para encontrar produtos e realizar uma compra. Em contrapartida, 80% dos usuários preferem ver informações sobre produtos que pretendem comprar em blogs, reviews e sites especializados.


A “Morte” do SEO

O site Dejan SEO percebeu uma redução na taxa de cliques para 39% após o Google começar a responder às perguntas diretamente para o usuário sem que o mesmo precisasse acessar uma página. Fique feliz se você estiver atingindo uma taxa de cliques superior a 7% nos seus conteúdos orgânicos. Uma taxa superior a 3% dependendo do modelo de negócio pode ser uma grande vitória para quem utiliza tráfego pago no Google. Com a chegada do Google SGE, espera-se uma redução ainda maior na taxa de cliques, uma vez que o SGE é uma inteligência artificial generativa que cria sínteses de respostas a partir de captura de informações em sites que possuem a resposta que o usuário precisa.


Desafios Atuais do SEO

Com 9 ou mais atualizações diárias no algoritmo do Google, mais as políticas antispam que se atualizam em média a cada 3-6 meses, você pode acabar de vez com seu tráfego. Existe uma saída, apesar de todas as estatísticas aparentarem mostrar o contrário, o SEO bem feito e feito da forma correta pode aumentar sua taxa de conversão e retenção em 80% ou mais, além de reduzir o CAC da sua empresa.


A Nova Abordagem do SEO em 2024

O Google utiliza não só seus próprios dados mas também o comportamento de pesquisa e comportamentos em redes sociais para mostrar resultados personalizados. Confira o estudo de caso retirado do site do Nail Patel: Estudo de caso da Rand Fishkin que pediu para que seus seguidores fizessem o seguinte:

Na segunda tela, você pode notar que 70 minutos depois e 500 interações o site se moveu para a primeira posição. Isso significa que, não adianta você aparecer e receber o clique, em médio e longo prazo, com uma experiência ruim no seu site, seu cliente pode simplesmente desaparecer se você não se preocupar com o conteúdo do seu site. Além disso, como mencionei antes, o Google está atendo às suas ações nas redes sociais, ou seja, o que você faz lá também afetará seus resultados, por isso, separei algumas dicas estratégicas para você aplicar nas suas estratégias digitais:

1- Utilize conteúdo em blog

Sim, as pessoas ainda leem blogs, só não quando são chatos ou rasos.

Invista em conteúdo original, utilizando boas práticas de SEO e respondendo a perguntas bem segmentadas.

2- Utilize PPC (Pay Per Click) Com conteúdo explicativo

Entendendo que o usuário está buscando conteúdo no Google, criar anúncios educativos que levam ao conteúdo podem influenciar mais a decisão de compra.

Utilizar estratégias de tráfego pago que levam os usuários para conteúdos específicos podem acelerar seus resultados.

3- Torne-se Omnichannel

Como já expliquei antes, o Google utiliza as redes sociais para oferecer resultados de pesquisa melhores para o usuário, então, promover conteúdos em mais de uma rede social, oferecem mais canais para que o google entenda a sua entrega e mostre para mais pessoas que possam ser o seu público relevante.


Estratégias para Maximizar o SEO em 2024

Com a evolução das tecnologias e algoritmos, a otimização para mecanismos de busca (SEO) está passando por mudanças significativas em 2024. Para entender melhor essas transformações e aproveitá-las ao máximo, é essencial adotar uma nova abordagem e estratégias atualizadas. Na Sorex, oferecemos consultoria digital gratuita para ajudar sua empresa a se adaptar e prosperar nesse ambiente dinâmico.


Felipe Machado

Autor Felipe Machado

CEO da Sorex Ninja Consultoria em Marketing Digital Profissional de Marketing Digital, Especialista criar caminhos para conquistar resultados melhores em canais.

Mais posts de Felipe Machado

Deixe um Comentário

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.