Introdução:
“Você não lê mais blogs como as pessoas liam antigamente, ou será que… Você lê?”
Se você fizesse essa pergunta para todos os seus amigos, o que eles responderiam?
Sumário:
Mudança de Comportamento do Usuário
Algumas pesquisas sobre comportamento do usuário apontaram para um aumento no volume de pesquisas por conteúdo no Google. Enquanto isso, 54% dos usuários utilizam as redes sociais para encontrar produtos e realizar uma compra. Em contrapartida, 80% dos usuários preferem ver informações sobre produtos que pretendem comprar em blogs, reviews e sites especializados.

A “Morte” do SEO
O site Dejan SEO percebeu uma redução na taxa de cliques para 39% após o Google começar a responder às perguntas diretamente para o usuário sem que o mesmo precisasse acessar uma página. Fique feliz se você estiver atingindo uma taxa de cliques superior a 7% nos seus conteúdos orgânicos. Uma taxa superior a 3% dependendo do modelo de negócio pode ser uma grande vitória para quem utiliza tráfego pago no Google. Com a chegada do Google SGE, espera-se uma redução ainda maior na taxa de cliques, uma vez que o SGE é uma inteligência artificial generativa que cria sínteses de respostas a partir de captura de informações em sites que possuem a resposta que o usuário precisa.

Desafios Atuais do SEO
Com 9 ou mais atualizações diárias no algoritmo do Google, mais as políticas antispam que se atualizam em média a cada 3-6 meses, você pode acabar de vez com seu tráfego. Existe uma saída, apesar de todas as estatísticas aparentarem mostrar o contrário, o SEO bem feito e feito da forma correta pode aumentar sua taxa de conversão e retenção em 80% ou mais, além de reduzir o CAC da sua empresa.
A Nova Abordagem do SEO em 2024

O Google utiliza não só seus próprios dados mas também o comportamento de pesquisa e comportamentos em redes sociais para mostrar resultados personalizados. Confira o estudo de caso retirado do site do Nail Patel: Estudo de caso da Rand Fishkin que pediu para que seus seguidores fizessem o seguinte:


Na segunda tela, você pode notar que 70 minutos depois e 500 interações o site se moveu para a primeira posição. Isso significa que, não adianta você aparecer e receber o clique, em médio e longo prazo, com uma experiência ruim no seu site, seu cliente pode simplesmente desaparecer se você não se preocupar com o conteúdo do seu site. Além disso, como mencionei antes, o Google está atendo às suas ações nas redes sociais, ou seja, o que você faz lá também afetará seus resultados, por isso, separei algumas dicas estratégicas para você aplicar nas suas estratégias digitais:
1- Utilize conteúdo em blog
Sim, as pessoas ainda leem blogs, só não quando são chatos ou rasos.
Invista em conteúdo original, utilizando boas práticas de SEO e respondendo a perguntas bem segmentadas.
2- Utilize PPC (Pay Per Click) Com conteúdo explicativo
Entendendo que o usuário está buscando conteúdo no Google, criar anúncios educativos que levam ao conteúdo podem influenciar mais a decisão de compra.
Utilizar estratégias de tráfego pago que levam os usuários para conteúdos específicos podem acelerar seus resultados.
3- Torne-se Omnichannel
Como já expliquei antes, o Google utiliza as redes sociais para oferecer resultados de pesquisa melhores para o usuário, então, promover conteúdos em mais de uma rede social, oferecem mais canais para que o google entenda a sua entrega e mostre para mais pessoas que possam ser o seu público relevante.
Estratégias para Maximizar o SEO em 2024
Com a evolução das tecnologias e algoritmos, a otimização para mecanismos de busca (SEO) está passando por mudanças significativas em 2024. Para entender melhor essas transformações e aproveitá-las ao máximo, é essencial adotar uma nova abordagem e estratégias atualizadas. Na Sorex, oferecemos consultoria digital gratuita para ajudar sua empresa a se adaptar e prosperar nesse ambiente dinâmico.