Primeiramente, saberia dizer quem é sua persona? Quais canais de comunicação seu público usa mais?
Essas perguntas entre outras são importantes para entender como você irá criar sua estratégia digital e sua comunicação com seus consumidores.
Ter uma noção geral também sobre como seus concorrentes trabalham suas estratégias digitais te trazem noções de o que fazer, o que não fazer e quais canais investir.
Iremos te orientar sobre quais canais usar e qual estratégia poderá ser a melhor para você.

O que é estratégia digital?
Estratégia digital é um conceito, e ao mesmo tempo uma coisa. Seu foco não é na cultura e sim na tecnologia. Essa tecnologia está focada em modelos de negócio, assim gerar um diferencial nas empresas.
Definir a estratégia durante o processo de transformação é importante, pois também garante que a tecnologia utilizada dará suporte aos objetivos da empresa.
É mais interessante usá-lo em mudanças de modelo, então use a tecnologia para atender às necessidades de organizações que criam elementos para se tornarem negócios digitais.
O que é canal de venda?
É o local onde ocorrerá a venda, o caminho entre o cliente e empresa durante a venda, ele poderá ser online ou offline. E se a venda é de um produto ou serviço.
Com canais bem definidos, poderá divulgar em cada canal seus conteúdos e atingir públicos diferentes, e assim poderá até mesmo definir quem será seu público-alvo em cada canal.

Quais são os tipos de canais de venda?
Existem dois tipos de canais, online e offline. Cada um com suas características, e formas de serem tratadas.
O Canal Offline é o convencional, o mais usado há anos, que seria: distribuidores, franquias, telemarketing e a mais famosa a venda nas lojas próprias.
Algumas pessoas ainda gostam de ir às lojas físicas ou em mostruários para provar o produto e ver sua qualidade, isso se chama Ponto de Venda (PDV). Portanto as vendas offline ainda vão perdurar por alguns anos.
E o Canal Online, é o que está bombando agora e irá crescer cada vez mais no futuro. Com as novas tecnologias e suas colaborações de vendas online e os consumidores criando gosto pela compra online, esse mercado tem a tendência de crescer cada vez mais.
Além das vendas e sua exposição é o melhor local para se aproximar de seus clientes e futuros clientes. Assim as pessoas podem conhecer melhor a marca.
Seus tipos de canais são: e-commerce, marketplace, redes sociais, programa de afiliados, google adwords, e-mail marketing e redes sociais.
Como usar as redes sociais como canais de venda?
As redes sociais estão cada vez mais se tornando portais de venda além de portais de comunicação. É um ótimo local para se aproximar de seus clientes e ao mesmo tempo fazer vendas.
Abaixo vamos falar de algumas redes sociais e como usá-las como estratégia de marketing.

Usar o Facebook como Canal de Vendas
Vamos começar falando da primeira rede social que permitiu iniciar vendas em sua plataforma.
O número de usuários do Facebook é de 2,60 bilhões de usuários ativos, isso quer dizer que existe um número vasto de pessoas e oportunidades de vendas para você.
O Facebook tem várias opções de formas de criar conteúdo, então você tem várias opções de escolha de como se comunicar com seu público e quem será seu público-alvo na rede social.
Ele disponibiliza ferramentas para direcionar qual será seu público-alvo e filtros para que sua propaganda seja mais certeira. Usando os filtros e ferramentas da maneira correta, você consegue fazer mais vendas e falar com seu público de verdade.

Como usar o Instagram para vender
Outra rede social da empresa Meta, teve um crescimento relevante nos últimos anos. É uma rede social que também tem várias opções de criação de conteúdo.
Foi anunciado pelo chefe do Instagram, Adam Mosseri que a rede social não será mais uma rede de compartilhamento de fotos e se tornará agora uma rede social de compartilhamento de vídeos.
Essa mudança ocorreu após o sucesso dos últimos tempos do TikTok. Como essa mudança recente e a volta do feed orgânico, o Instagram se torna um bom local para se investir.
O Instagram também oferece uma ferramenta de vendas, o Instagram Shopping. Um local onde os usuários poderão ver seus produtos e fazer compras. Porém para usufruir dessa ferramenta você deve linkar com um site.

Como usar o Tiktok para atrair clientes
Teve seu ápice de crescimento e consumo nos últimos anos, e tem seu foco em vídeos curtos. TikTok em 2021 conseguiu ultrapassar o Google em site mais buscado pelo mundo.
Rede social bastante usada para entretenimento, principalmente pelo público mais jovem. É uma rede social nova que está aberta a ajudar novos criadores de conteúdo e empresas que estão dispostas a entrar na brincadeira.
TikTok é uma boa escolha para se aproximar cada vez mais de seu público-alvo e buscar novos compradores que buscam lojas mais bem-informadas.
A própria rede social está se abrindo para ser um novo portal de divulgação de novos pequenos negócios. TikTok até oferece guias para auxiliar e ajudar a melhorar seu marketing dentro da rede social.

Como Pinterest pode ajudar minha empresa
Criada para compartilhamento de imagens e com a possibilidade de se criar pastas privadas ou públicas com seus conteúdos relacionados aos interesses e gostos do usuário.
A rede social tem mais de 400 milhões de usuários ativos mensais e grande parte de seus usuários são da geração Z, pessoas nascidas a partir dos anos 2000, e seu público maior é de mulheres.
Ter um perfil comercial é muito importante, se sua conta não é comercial ainda, relaxe tem como transformar sua conta em comercial.
Crie pastas de inspirações, poste fotos de qualidade de seus produtos, coloque palavras chaves em suas imagens e não se esqueça de linká-las com seu site para ter acessos e facilitar o contato de novos clientes.